Gripe dos Cães

A gripe dos cães, conhecida também como “traqueobronquite infecciosa canina” e “tosse dos canis” é uma doença altamente contagiosa e pode ser causada por uma série de vírus e bactérias (a Bordetella bronchiseptica é a bactéria mais comum) que afetam o aparelho respiratório.

Meses com mudanças bruscas de temperatura tem aumento no número de casos da doença, porém ela pode ser contraída em qualquer época do ano, portanto evite expor seu animal a ambientes úmidos e faça correto manejo sanitário e desinfecção do ambiente.

A transmissão da doença é muito fácil e existe em qualquer lugar, seja pelo ar ou pelo contato direto com cães doentes e/ou suas secreções, por exemplo parques públicos, um simples passeio na rua, através de uma grade de portão, e até mesmo áreas comuns de prédio. Pode acometer cães de qualquer raça, idade ou sexo, porém animais braquicefálicos (focinho curto) geralmente tem a recuperação mais difícil e demorada, e consequentemente acabam sofrendo um pouco mais.

São sintomas crises de tosse seca em tom alto que podem surgir de um dia para o outro e que lembram um engasgo, devido á alta intensidade da tosse podem gerar regurgitos com conteúdo viscoso e com uma espuma esbranquiçada. Alguns animais manifestam os primeiros sintomas em forma de espirro reverso, apatia, hiporexia, febre, dentre outros.

Os animais podem demorar semanas até se recuperarem e a pneumonia é uma complicação comum desta doença.

Procure por um laboratório renomado para melhor qualidade e eficácia da vacina, existem 2 tipos de vacina, a intranasal e a injetável, ambas possuem eficácia parecida e podem ter seu protocolo diferenciado, para saber qual é a melhor para seu animal ele deve ser avaliado pelo médico veterinário, único profissional capacitado a determinar se seu cão está apto a receber uma vacina.

Texto baseado em: zoetis.com.br/euescolhovacinar

Vet & Derma