Clínica Veterinária Vet e Derma em SP

Alergia em Cães

Ultimamente muitos tutores tem tido seus animais diagnosticados como alérgicos, e realmente os casos tem aumentando cada vez mais, principalmente na rotina da dermatologia veterinária. As alergias de um modo geral causam muito prurido (coceira) nos animais, o que pode até diminuir a qualidade de vida do animal e do seu tutor.

É importante esclarecer que para fechar esse diagnóstico muitas causas deverão ser descartadas previamente o que pode levar tempo. As  alergias em animais podem ser causadas por diferentes fatores e ocorrer de forma isolada ou associada a outras, cada animal tem a sua complexidade em particular e merece total atenção.

Uma das alergias muito comentadas entre os tutores e diagnosticadas pelos médicos veterinários é a Dermatite Atópica também conhecida como Atopia. É vista como uma doença em constante estudo, está parte relacionada a genética do animal bem como á fatores predisponentes do ambiente em que o animal vive. Encontra-se com alta frequência em todas a raças de cães porém algumas possuem maior predisposição como por exemplo Shih Tzu, Lhasa Apso, Maltês, Pug, Bulldog Francês e Inglês e Golden Retriever dentre outros.

Existem outras causas de alergias, uma delas é a DAPE (Dermatite Alérgica á Picada de Ectoparasita), conhecida também como DAPP (Dermatite Alérgica á Picada de Pulgas), e outra também vista é a Dermatite Trofoalérgica ou Hipersensibilidade Alimentar, quando o animal desenvolve alergia á algum tipo de alimento, que por exemplo pode até ser encontrado nas rações comerciais comuns. Portanto todo animal deve ser isoladamente estudado pois as alergias possuem sintomas parecidos, e o tratamento deve ser diferenciado.

Infecções primárias e secundárias da pele mediante um quadro alérgico podem ter diferentes agentes causadores, portando é importante a avaliação do médico veterinário e exames simples de rotina para seu controle, e definir qual o tipo de alergia do animal em questão e como controlar.

Hoje em dia possuímos alguns testes alérgicos diferenciados no mercado e também vacinas, após todo estudo do quadro deve ser avaliado se o animal se enquadra nessas terapias e/ou em outras. Medicamentos utilizados para alergias sem correta orientação, dosagem e frequência podem trazer problemas graves para a saúde do animal, por exemplo problemas hormonais como a diabetes e/ou hiperadrenocorticismo, dentre outros. Caso a alergia do seu animal não tenha cura há sempre um controle, devemos buscar ajuda de um profissional qualificado para o melhor entendimento do assunto e atendimento do nosso animal com o que há de mais atual e seguro.